domingo, 6 de julho de 2014

Estratégias de marketing on-line (MOOC)

Estratégias de marketing on-line (MOOC)

Com o título Estratégias de marketing on-line, community manager, este curso ministrado em espanhol está estruturado em quatro módulos dedicados aos community managers: estratégia on-line, blogues e micro-blogues, redes sociais e community managers, e, finalmente, publicidade online.

Apresentação


Este curso é apresentado por Francisco Suay, pesquisador em comunicação marketing integrada e coordenador do Mestrado em Gestão de Marketing na universidade CEU Cardenal Herrera em Valencia (Espanha). Tem mais de 15 anos de experiência em treinamento nas áreas do marketing e da publicidade. Está albergado na plataforma Miríada X e permite a obtenção de um Certificado de Participação gratuito quando a média obtida para cada módulo excede os 75%, e de um Certificado de Excelência ao preço de 40€ quando a média final é 100%.

Conteúdo


Cada módulo apresenta os objetivos, o conteúdo, as leituras e os recursos recomendados, e também uma entrevista em vídeo com um ator do setor, mas ainda um documento pdf que contém o curso em si sob forma de uma apresentação de slides. As preguntas dos MCQs baseam-se neste documento.

O primeiro curso centra-se na web 2.0, na definição de uma meta, de uma estratégia e das táticas para implementar para a conseguir, e apresenta de um modo geral o que são os SEO/SEM, os motores de busca, o posicionamento, os nomes de domínio e o alojamento. Francisco Suay tem uma entrevista com o Ramón Pedrosa, diretor da agência de publicidade Minister of Munitions.

O segundo módulo apresenta o que é um blogue e a diferença com um site convencional. Fala-se do WordPress e do Blogger, mas também do Twitter apresentado como uma plataforma de microblogging (o aspecto de rede social é deliberadamente reduzido). O entrevistado (via Skype desta vez) é Odilo Montero, licenciado em publicidade e relações públicas no CEU de Valencia e agora criativo numa agência de publicidade.

O terceiro módulo diz respeito as redes sociais, principalmente o Facebook e o Twitter, e os papéis e funções de um community manager. Inclui uma entrevista em vídeo com a Noelia Ruiz, Community Manager e Responsável do Marketing Digital em MaxColchon.

O quarto módulo pode parecer um outsider já que fala sobre a publicidade online. No entanto, permite pôr o conhecimento adquirido noutros módulos num ambiente prático, o de uma campanha publicitária. Tem dois vídeos: uma entrevista com o Vicente Ros, diretor digital em Havas Media e Director do Mestrado em Comunicação Digital e digital branding da CEU, e outra entre o Ramón Pedrosa da agência Minister of munitions e o German Polo, director marketing de Fartons Polo, uma PME valenciana bem conhecida.

Observações


Os recursos (bem como as entrevistas) são muito importantes para mim, como dão grande ênfase no fato de que um community manager, ou qualquer pessoa interessada no marketing on-line, deve ficar a par de todas as tendências e novidades da indústria. O campo é constantemente renovado, as regras do SEO sendo redefinidas pelos principais atores com regularidade (Google em frente, em cada atualização dos algoritmos dele).

No entanto, é uma pena para mim que não seja o curso em si que seja apresentado nas vídeos como na maioria dos MOOCs. Isto teria permitido ao Francisco Suay dar vida para o curso dele, umas trinta slides para ler não sindo uma maneira muito envolvente de o apresentar.

Este curso é em última análise uma boa introdução nas áreas das redes sociais, do gerenciamento de comunidades e da publicidade online para iniciantes.

Leituras sugeridas


The Complete Social Media Community Manager’s Guide

The Complete Social Media Community Manager’s Guide: Essential Tools and Tactics for Business Success, por Marty Weintraub e Lauren Litwinka (2013)
The Social Media Bible

The Social Media Bible: Tactics, Tools, and Strategies for Business Success, por Lon Safko (2012)


Online Marketing Strategies - Community Manager (MOOC) (em inglês)
Stratégies du marketing en ligne (MOOC) (em francês)
Estrategias de Marketing Online (MOOC) (em espanhol)

Sem comentários:

Enviar um comentário